terça-feira, 9 de outubro de 2007


O Serrano

Boletim Informativo da CDU—Serra do Caramulo
Julho 2007 Página 1



O mato já tomou conta dos pinheiros da Formiga!

A Formiga é aquele monte entre o Carvalhinho e o Cadraço do outro lado do Ceidão. E estamos lembrados que há meia dúzia de anos a Junta participou aí num projecto de florestação de um grande terreno baldio com pinheiros. Mas, como se sabe não basta plantar e abandonar a plantação. O mato e as ervas crescem rápido e enquanto as árvores “não vêem acima” têm que ser roçados.
Hoje não se consegue ver um pinheiro novo na Formiga, tudo voltou a ser como era antes em que o mato era alto. Agora ainda mais alto porque o terreno foi mexido.
O dinheiro era, com certeza, público e foi perdido por abandono, incúria e incompetência.
Hoje, em vez de uma zona florestada e limpa existe mato alto que é um potencial pasto de chamas que podem ainda pôr em perigo a floresta contigua situada acima. E ainda por cima os responsáveis florestais não limpam os caminhos nem fazem aceiros, que ali já existiram e conseguiram preservar a mata durante tantos anos.
Este ano com um crescimento excepcional da vegetação espontânea devido às chuvas que se prologaram pelo verão, o perigo é ainda maior e devemos exigir dos responsáveis a maior atenção, vigilância e especialmente trabalhos de limpeza

Nenhum comentário: