terça-feira, 9 de outubro de 2007

O Serrano
Boletim Informativo da CDU—Serra do Caramulo
Julho 2007 Página 2

A Escola Básica do Caramulo em perigo?

Tem circulado com alguma insistência que o Segundo e Terceiro Ciclo da Escola do Caramulo vão encerrar ficando apenas o Primeiro Ciclo, isto é, a antiga escola primária. Os alunos destes ciclos residentes na serra seriam transportados para o Campo de Besteiros e os alunos das escolas primárias da serra seriam concentrados no Caramulo.
Pelo que temos visto deste governo e dos seus responsáveis pela Educação, um plano destes não nos espanta. Mas também não o aceitaremos e lutaremos contra ele.
Todos os nossos jovens passariam a viajantes diários para longe de casa. Os mais novos da serra para o Caramulo e os mais crescidos para o Campo. O processo seria irracional e prejudicaria o processo de aprendizagem dos jovens.
Provavelmente ganhariam umas empresas de transportes que naturalmente aproveitariam um mercado garantido. Mas perderiam as populações da Serra que beneficiam de uma escola básica próxima, que é simultaneamente factor de desenvolvimento pelas várias valências de formação e movimento económico, que uma primária nunca pode representar.
Como sabemos a construção da rede de escolas públicas no concelho tem obedecido apenas a interesses e influências locais de partidos de direita, mas com a criação da escola do Caramulo, concretizando uma velha aspiração local, a serra ficou servida com um conjunto de escolas de alguma qualidade.
Pelo que conhecemos da Carta Educativa do Concelho de Tondela, que deve ser, a nível municipal, o instrumento de planeamento e ordenamento prospectivo de edifícios e equipamentos educativos, este processo não está previsto em qualquer plano.
A CDU vai procurar apurar a veracidade destes boatos e estará atenta às acções do ministério que já nos habituou a não respeitar as cartas educativas em diversos concelhos.

Nenhum comentário: